Mais informações


Mais informações e artigos? Acesse: www.saulocoelho.com.vc


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

COMO FAZER UMA REUNIÃO PRODUTIVA E EFICAZ - Tanto para Líderes quanto para Dirigentes e Consultores



                 Perguntei para um grupo de pessoas num dos Eventos que eu estava o que achavam das Reuniões que participavam, a resposta foi em sua maioria dada com palavras como monótonas, chatas, perda de tempo, etc.
                
Em seguida perguntei ao mesmo grupo qual a importância das Reuniões para uma empresa. A resposta é que são fundamentais para o desenvolvimento das equipes de trabalho.
                 
Esse é o problema: Reuniões são fundamentais, mas por serem muitas vezes mal utilizadas, são encaradas com desprezo.


                 De certa forma uma Reunião para ser bem sucedida depende de dois lados, de quem a faz e de quem participa.


Hoje vamos dar a visão de ambos e como podemos fazer para que sua próxima Reunião seja um sucesso!


Uma reunião só é boa quando é produtiva. Aliás, é exatamente isso que incomoda a quem realiza ou participa, a sensação de inutilidade.

Tenho Workshops que ensinam como fazer uma Reunião útil e produtiva, o que facilita muito a vida de quem faz a Reunião, mas hoje quero mostrar a responsabilidade e contribuições de ambos os lados e como os dois lados (quem faz e quem participa) podem fazer sua parte para que tudo seja produtivo e eficaz.

Dica fundamental: DISCIPLINA!
Disciplina no horário de início (não chegar atrasado). 
Disciplina durante o andamento da reunião (colaborar e não atrapalhar). 
Disciplina no pós-reunião (executar o combinado).

PREPARAÇÃO!
A preparação também é uma excelente premissa. Procure saber qual será o tema central da reunião e leve suas dúvidas, colocações, colaborações e, nos momentos devidos, manifeste-se.

Como a própria palavra diz: RE-UNIÃO é unir novamente. 
Portanto, posturas que só podem atrapalhar seu andamento, tais como intervenções descabidas (piadas, assuntos fora do contexto, reclamações infundadas, críticas sem soluções alternativas, ataques pessoais aos membros do grupo etc.), só contrariam o propósito básico de uma reunião.

Mesmo reuniões para tratar de assuntos desagradáveis, podem, ao final, deixar a sensação de que se evoluiu no assunto e/ou se chegou a uma solução (a melhor possível).

União é a palavra-chave. Mesmo quando reclamamos, podemos rodear nossas reclamações e/ou críticas com nossa clara intenção de agregar, colaborar e fazer com que seja possível a melhora.

Participar com ideias e em debates é muito bem-vindo, porém, não há mal nenhum em ser um (bom) espectador. Se não tiver algo relevante para ser dito, o melhor é escutar e não ficar querendo “marcar presença” com colocações que não procedem.


Para se argumentar em uma reunião, é necessário ter fatos e dados em mãos. As pessoas não querem sua opinião e sim seu depoimento em como corrigir ou melhorar o que se está tratando.

Não perca a paciência dando um show à parte, com irritação e comentários picantes. Este tipo de comportamento não “fala bem sobre você” e não agrega em nada ao grupo.

Muita atenção ao danadinho do celular. Ficar olhando o celular (consultando sabe-se lá o que) é uma demonstração de pouco interesse pelo o que se está tratando. No mínimo, você mostra que a sua prioridade não é a reunião ou aquele assunto em particular.

Uma reunião pode ser mais divertida. Este divertimento pode representar desde bolinho e café para os participantes, até um trecho de um filme que se relacione ao tema da reunião. É uma forma de torná-la “diferente”, mais agradável e produtiva. 

Quem sabe você pode dar esta colaboração?
Quem sabe através de você, com suas colaborações pessoais, as reuniões não se tornam melhores? Pode ser? 

Então na próxima Reunião lembre-se: 
Seja realizando a Reunião ou Participando dela, o objetivo é um só: 
CRESCER, APRENDER, MUDAR e REALIZAR!!!

Sucesso e Prosperidade,

Saulo e Mônica Coelho
Coach Racco Cosméticos






6 comentários:

  1. Excelente Artigo , Saulo. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Divulguei para minha equipe e espero que elas leiam,
    gostei do artigo e se lerem também vão gostar.
    Sucesso,Célia Maria

    ResponderExcluir
  3. Adorei Saulo! Parabéns! O texto está perfeito!!
    Certamente usarei seu ensinamento em todas as reuniões.

    ResponderExcluir
  4. saulo primeiramente quero te dizer que vc e muito iluminado por Deus vc tem odom de motivar as pessoas e isso realmente nao se trata apenas de uma profissao mais de um verdadeiro dom que deus abençoe cada vez mais vc e sua familia (mylenes@live.com)

    ResponderExcluir
  5. Perfeito.Perfeito. (Goretti Recife)

    ResponderExcluir
  6. Muito proveitosa a leitura...

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar em nosso blog. Caso queira manter contato coloque seu e-mail logo depois do comentário.